sábado, 12 de março de 2011

Projeto didático: conteúdo com significado e valor social

Projetos

A experiência com projetos, em sala de aula, não é um exercício simples nem fácil. Exige a participação ativa de todos os envolvidos, clareza de objetivos e avaliação processual.

Quando propomos um projeto para nossa turma, levamos em consideração a necessidade e o interesse dos alunos, o projeto estratégico da escola e as orientações curriculares emanadas da Secretaria Municipal de Educação. Mas é no contexto da sala de aula que o projeto se funda, para dar significação aos conteúdos previstos para a série.

É no desenvolvimento do projeto didático que o aluno reconhece a função social do conhecimento, aprende a ser, a conviver e a transformar a sua própria realidade, a partir dos conhecimentos, valores e habilidades que vai construindo.

Trabalhar com projeto não é modismo nem representa a oferta de um ensino fraco para nossos alunos. Pelo contrário, é uma estratégia que demonstra a qualidade e a força da escola como instituição social, capaz de formar cidadãos bem preparados para compreender os fatos sociais e exercer, reflexiva e criticamente, sua cidadania.

Por isso, vem aí “Quem comunica amigo é: manda a dengue dar no pé!”.

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