Desde que iniciaram as aulas, foram três semanas de atividades, praticamente, ligadas ao nosso primeiro projeto de trabalho: “Quem REvisa amigo é!”
Privilegiando a realização dos exercícios dos Cadernos de Revisão de Língua Portuguesa e Matemática, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação a alunos e professores, pudemos observar e identificar as necessidades e possibilidades de cada educando quanto à leitura e ao desenvolvimento do raciocínio lógico.
Apresentaremos, em outro post, mais detalhes sobre nossa análise preliminar, mas podemos com precisão apontar quatro situações que merecem ser trabalhadas urgentemente com nossos alunos:
- a comunicação, para aprenderem a conhecer;
- o respeito, para aprenderem a conviver;
- a autoestima, para aprenderem a ser;
- a função social do conhecimento, para aprenderem a fazer.
Não só durante os exercícios dos Cadernos de Revisão individuais, mas também nas dinâmicas e nos trabalhos em grupo, percebemos uma grande limitação dos alunos no uso da expressão oral, na resolução de conflitos por meio do diálogo e na aplicação em situações do dia-a-dia do conhecimento científico. Com isso, passam boa parte do tempo se estranhando, com medo de socializar algum ponto de vista ou comentário pessoal.
Agrava ainda mais o fato de escreverem muito mal e terem pouquíssimas experiências com a leitura no universo familiar e escolar. Poucos escrevem mais de um parágrafo com coerência, coesão e clareza; ninguém leu algum livro, jornal ou revista fora da escola ou na escola este ano. Todos, no entanto, declararam que gostam de ler e ouvir histórias!
Expus o problema para eles e convidei-os a pensarmos juntos no trabalho que podemos e devemos fazer ao longo do bimestre, para que outro cenário se configure em nossa sala de aula. Todos concordaram: o foco precisa ser a leitura e a escrita; a partir daí, o restante fica mais fácil.
Após despertar neles a consciência, portanto, sobre a responsabilidade do seu sucesso escolar, apresentei o projeto bimestral “Quem avisa amigo é: manda a dengue dar no pé”, por meio do qual exploraremos os valores listados anteriormente: comunicação, respeito, autoestima e função social do conhecimento – tendo a comunicação como fio condutor. Publicaremos o projeto no próximo post.
Com essa parceria, torcemos para que tudo dê certo. E ainda que a realidade nos limite, nossos sonhos nos incentivam a ousar mais, para fazer nossas crianças e nós mesmos felizes hoje e amanhã. Com qualidade no ensino e na aprendizagem.
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